MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia de Automação

CEFET/MG - Unidade Araxá

CEFET-MG

Núcleo de Pesquisa em Energias Alternativas e Eletrônica Industrial

Última modificação: Terça-feira, 29 de maio de 2018

(Desde 2009)

Descrição: Grupo de pesquisadores da Unidade Araxá do CEFET-MG com finalidade de estudar, pesquisar e propor soluções em energias alternativas emergentes através de equipamentos da eletrônica de potência para aplicações industriais.

Integrantes:

Prof. Wanderley Alves Parreira

Prof. Henrique Jose Avelar

Prof. Kleber Lopes Fontoura (Coordenador)

Prof. Admarço Vieira da Costa

PROJETOS DESENVOLVIDOS:

 2014 – Calibração e Certificação de Energia Photovoltaica

Descrição: Laboratório de ensaios de placas photovoltaicas para certificação de sistemas de energia em microredes particulares, aos órgãos governamentais de energia elétrica.

Situação: Em andamento.

2014Paralelismo de Inversores PWM em MicroGrids

Descrição: Este trabalho apresenta o estudo da estabilidade de um sistema composto por inversores PWM senoidais conectados em paralelo em rede isolada, sem a presença de uma barra infinita. Os inversores não apresentam interconexão no controle, de modo que somente as variáveis locais são realimentadas. A estratégia de controle de cada unidade inversora é baseada nas curvas características Pxω e QxV e ainda apresenta uma malha adicional visando o aumento do amortecimento. Tal malha realimenta o desvio de potência ativa do inversor de seu valor nominal, resultando numa ação de controle que produz pequenos deslocamentos na fase do inversor. Um modelo para pequenos sinais correspondente à linearização do sistema em torno de um ponto de equilíbrio é proposto. São apresentados resultados de simulação visando à validação do modelo proposto. São ainda apresentadas análises de lugar geométrico dos pólos mostrando o efeito da malha adicional no amortecimento do sistema.

Situação: Em andamento.

2013Modelamento de Cargas Eletrônicas para PWM

Descrição: Objetivo de estudar o comportamento dos inversores de potência elétrica tipo PWM perante suas possíveis cargas elétricas em redes alternadas variantes, através de kit eletrônico equivalente à variações ohmicas das redes.

Situação: Em andamento.

2011 – 2012 – Centro de Carga de Baterias Motivas

Descrição: O principal objetivo desse projeto é a construção de um equipamento que teste as principais características de funcionamento das células dos painéis solares, permitindo o levantamento das curvas estática e dinâmica, assim como as funções de aumento/redução da temperatura solar versus energias elétricas acumuladas com os aumento/redução das correntes exigidas em seus terminais de aplicação para usuários de tensão continua fixa por barras de diferentes Vdc, característica ainda não implementada na maioria dos modelos existentes.

2010 - Emulador de Célula a Combustível

Descrição: O primeiro objetivo deste projeto é a construção de um equipamento que emule as principais características de funcionamento de uma célula a combustível, permitindo o levantamento das curvas estática e dinâmica, assim representando o aumento da temperatura interna com o aumento da corrente exigida em seus terminais, característica ainda não implementada na maioria dos modelos. O esquema do equipamento proposto é apresentado sendo constituído de uma fonte de energia primária, como um banco de baterias ou um retificador conectado à rede de energia, um módulo conversor, um filtro de saída e um módulo de controle baseado no processador digital de sinais (DSP). Esquema: Emulador de célula a combustível + Conversor sob teste + Digital Signal Proc. O DSP irá determinar o valor da tensão de saída do emulador, conforme o modelo da célula, contendo assim as características da mesma, sendo este valor utilizado como referência para o controle do conversor. A célula a combustível apresenta um efeito capacitivo, fazendo com que a tensão seus terminais não varie de forma instantânea com as variações de corrente. Desta forma, o conjunto módulo conversor e filtro de saída têm que acompanhar a característica dinâmica da tensão na saída imposta pelo modelo digital da célula.

Situação: Em andamento.

014 – Atual

Paralelismo de Inversores PWM em MicroGrids

Descrição: Este trabalho apresenta o estudo da estabilidade de um sistema composto por inversores PWM senoidais conectados em paralelo em rede isolada, sem a presença de uma barra infinita. Os inversores não apresentam interconexão no controle, de modo que somente as variáveis locais são realimentadas. A estratégia de controle de cada unidade inversora é baseada nas curvas características Pxω e QxV e ainda apresenta uma malha adicional visando o aumento do amortecimento. Tal malha realimenta o desvio de potência ativa do inversor de seu valor nominal, resultando numa ação de controle que produz pequenos deslocamentos na fase do inversor. Um modelo para pequenos sinais correspondente à linearização do sistema em torno de um ponto de equilíbrio é proposto. São apresentados resultados de simulação visando à validação do modelo proposto. São ainda apresentadas análises de lugar geométrico dos pólos mostrando o efeito da malha adicional no amortecimento do sistema. Finalmente são apresentadas as etapas de subseqüentes do trabalho de tese e as perspectivas de contribuição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Prof. Wanderley Alves Parreira

Coordenador: Ernane Antonio Alves Coelho – Integrante