Flexibilização e Atividades Complementares
Última modificação: Segunda-feira, 7 de abril de 2025
A carga horária de flexibilização é requisito obrigatório para os alunos do PPC noturno. A carga horária a cumprir é de 180 horas-aula, que pode ser cumprida com atividades complementares e com carga horária de disciplinas optativas, quando a carga horária total a cumprir de optativas (252 horas-aula) já foi integralizada. Esse valor pode ser conferido no histórico do aluno.
Para alunos que ingressaram em 2020, 2021 ou 2022, ou alunos do PPC noturno que migraram para o PPC integral, a carga horária total de atividades complementares será de 645 horas-aula. Essa carga horária poderá ser integralizada através de ações de extensão (conforme regulamento próprio); de atividades complementares; e de disciplinas já cursadas e não aproveitadas por equivalência. Em outras palavras, o aluno migrado terá a carga horária de extensão e complementar unificada, e poderá cumpri-la parcialmente com a extensão ou não. Mais detalhes disponíveis na resolução CEPE 08/2023:
https://www2.cepe.cefetmg.br/resolucoes/resolucoes-anos-2020/2023-2/cepe-res-2023-008/
Para alunos que ingressaram a partir de 2023, a carga horária de extensão é de 362,5 horas (435 horas-aula). Além da extensão, há a carga horária de atividades complementares a ser cumprida, que é de 175 horas (210 horas-aula). Diferente dos alunos que fizeram migração, a carga horária de extensão é obrigatoriamente cumprida como extensão.
Alunos que ingressaram a partir de 2023 devem aguardar novas instruções para o cadastro da carga horária de extensão. Esses alunos não devem cadastrar as atividades de extensão como atividades complementares.
Cadastro de atividades complementares
Independente do currículo ao qual o aluno faz parte, há a necessidade do aluno cumprir a carga horária de atividades complementares (que pode estar incluída na flexibilização). O cadastro das atividades é feito pelo próprio aluno, através do sistema acadêmico (menu Discente, guia Ensino, selecione Registro de Atividades Complementares).
Ao realizar o cadastro, o aluno deve selecionar, para cada atividade, um tipo de atividade. Para cada tipo de atividade, há uma carga horária específica. Para evitar retrabalhos, é muito importante verificar a categoria da atividade. A descrição completa dos tipos de atividades, com os limites, forma de comprovação e carga horária está disponível no Regulamento Geral das Atividades Complementares:
https://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2023/11/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CGRAD-05-23-de-15-de-novembro-de-2023_com-anexo.-Regulamento-Geral-das-AC-e-das-Outras-Ativ..pdf
Além disso, quando for selecionar o “Tipo de Atividade”, o aluno deverá escolher aquela que corresponda à sua matriz curricular, por isso, cada tipo de AC (ex: prática profissional, curso extracurricular, palestra etc.) aparece três vezes na lista, uma para cada matriz. Os códigos são 11497 – PPC noturno; AI2023T – matriz de transição (alunos que migraram); e EAI2023 – matriz nova (alunos que entraram a partir de 2023). Consulte o manual com imagens desse processo.
No Regulamento Geral das Atividades Complementares, Anexo II, está disponível a declaração de autenticidade (também disponível nesse link). O aluno deve anexar essa declaração assinada como uma Atividade Complementar do tipo “Outras atividades”. A declaração de autenticidade vale para todos os cadastros que o aluno fizer. Só serão avaliadas as atividades dos alunos que anexaram a declaração de autenticidade.
Quanto à avaliação das atividades, embora o sistema permita que os alunos as lancem a qualquer momento, seguimos o calendário da graduação para garantir uma análise cuidadosa: https://www.dirgrad.cefetmg.br/dirgrad/calendario/
A análise pode ser feita para casos urgentes fora do prazo estabelecido, como alunos que precisam colar grau no semestre vigente e ainda não cumpriram a carga horária de atividades complementares, além de outros casos especiais.
Outro ponto importante é que o sistema não informa a coordenação que um aluno fez o cadastro de atividades complementares. Com isso, é necessário que os alunos que queiram ter suas atividades avaliadas enviem um e-mail para: engautomacao1@gmail.com solicitando a avaliação.